Prepare-se para mergulhar na história de uma das capitais mais charmosas do Brasil, conheça São Luis do Maranhão.

A capital do Maranhão, por ter o principal aeroporto do estado, acaba entrando automaticamente no roteiro de quem pretende conhecer os Lençóis Maranhenses, por isso, preparamos uma lista com 9 dicas para você aproveitar ao máximo os pontos turísticos de São Luis antes de seguir viagem.Confira !!

Leia também: 
Lençóis Maranheneses, tudo que você precisa saber antes de ir

1. Passar o dia andando pelo Centro Histórico de São Luis

Detalhe para alguns dos 4 mil casarões de São Luis.

Detalhe para alguns dos 4 mil casarões de São Luis.

Impossível não se apaixonar pelo centro histórico de São Luis, a cada rua descoberta uma paisagem diferente e uma viagem no tempo. São mais de 4 mil casarões espalhados numa área de 220 hectares tombados como Patrimônio Mundial da Unesco.

Além dessa infinidade de casarões há também prédios importantes como o Palácio dos Leões, sede do governo do estado, a igreja da Sé, os palácios Episcopal, La Ravardiére e Cristo Rei, o teatro Arthur de Azevedo e muito mais. É muita história e se você é daqueles que gosta de saber cada detalhe do que aconteceu no passado, procure a Gekos, eles fazem passeios guiados por lá.

E se bater uma fome no meio do passeio, o restaurante escola Senac é uma ótima opção. O restaurante funciona no esquema self-service e os preços variam entre R$42 e R$55 por pessoa, depende do buffet do dia.

Dica extra: se você gosta de passeios por lugares históricos, uma ótima dica é visitar Alcântara. O pessoal do blog Pé na Estrada foi pra lá e conta um pouco sobre o lugar, clique aqui para conferir o texto deles sobre Alcântara.

2. Jantar no restaurante Casa de Juja

Prato com arroz e frutos do mar

Arroz do Mar, o carro chefe do restaurante Casa de Juja

Sem dúvida alguma o Arroz do Mar que experimentei na Casa de Juja foi uma das comidas mais deliciosas que eu comi na vida. O capricho e o carinho com que o prato é preparado já é notado na apresentação com camarões e patas de caranguejo posicionados cuidadosamente para transformar um prato de comida em uma obra de arte.

O atendimento também é algo para se destacar, todo mundo super atencioso, desde o garçom até a filha de Juja que nos recebeu e contou um pouco da história do prato que estávamos comendo, o Arroz do Mar.

Além disso o restaurante é muito bem decorado, usando elementos da cultura nordestina e adereços belíssimos para compor o ambiente super íntimo e aconchegante do restaurante, ou seja, um ótimo lugar onde comer em São Luis do Maranhão.

3. Assistir a apresentação do Tambor de Crioula

Mulher rodando sua saia em apresentação nas ruas de São Luis

Todo mundo se reúne para ver o show do Tambor de Crioula

Reconhecido em 2011 como Patrimônio Imaterial Brasileiro, o Tambor de Crioula tem origem africana e trás alegria, cor e música para as ruas do centro histórico de São Luis.

Os homens ficam responsáveis pelo som, cantando e tocando seus tambores feitos de tronco de árvores revestidos com couro de cabra. As mulheres se revezam no centro da roda, dançando e girando, trazendo assim cor ao espetáculo graças as suas saias estampadas e coloridas.

Se você reparar bem durante a dança, vai perceber que sempre que uma dançarina substitui a outra acontece um choque de barrigas, conhecido como umbigada, que tem como objetivo passar fertilidade de uma pra outra.

O Tambor de Crioula não tem época fixa para se apresentar, porém, nos períodos de carnaval, festa de São João e a partir do segundo sábado de agosto quando acontecem as rodas de Bumba meu Boi é possível observar uma frequência maior de apresentações.

4. Curtir um Pôr do Sol romântico no Espigão

Pôr do Sol em São Luis

Pôr do Sol em São Luis

Local famoso de São Luis, o Espigão é uma estrutura que se estende mar a dentro e foi construído recentemente para conter o avanço da erosão na área. A obra acabou virando um dos principais cartões postais da cidade permitindo aos visitantes contemplar um lindo pôr do sol enquanto escutam o som das ondas do mar.

O local também virou preferência para quem pratica esportes como o caiaque e o stand-up paddle, o mar tranquilo e a paisagem exuberante contribuiriam muito pra isso.

5. Tirar muitas fotos no letreiro Ilha do Amor

Letreiro com letras em tamanho gigante escrito "Ilha do Amor"

Todo mundo resolveu subir no famoso letreiro da Ilha do Amor

Quem vai ao Espigão não pode deixar de tirar uma foto no letreiro “Ilha do Amor”. Atualmente o local é o favorito dos casais apaixonados que querem curtir um fim de tarde romântico, mantendo assim, a fama de Ilha do Amor que perdura a décadas já que antigamente, dizem que toda praça da cidade tinha pelo menos um casal de namorados.

6. Caminhar pela rua Portugal

Casarão de esquina forrado de azulejos portuguese

Um dos casarões mais bem conservados da Rua Portugal

A Rua Portugal talvez seja a mais conservada do centro histórico, os sobrados revestidos de azulejos portugueses se mantém exatamente como quando foram construídos.

A rua que antigamente abrigava as principais empresas da época hoje abriga pequenos comércios, órgãos públicos e o Museu de Artes Visuais.

Publicidade



Booking.com

7. Visitar o Palácio dos Leões

Palácio branco de apenas dois andares, porém bem largo

A sede do governo que serve também como residência do governador impressiona pelo tamanho.

O prédio que serve como sede do Governo do Maranhão, também é residência do governador e museu. Construído em 1612, o edifício passou por diversas modificações e ampliações e hoje é um exemplo da cultura maranhense, com sua arquitetura, bens móveis e artísticos expostos nos grandes salões do palácio.

 8. Experimentar uma bebida afrodisíaca

Garrafa de cachaça com um caranguejo gigante dentro

Alguém pode me explicar como que esse caranguejo foi parar ai dentro?

Se você gosta de experimentar bebidas fortes, não deixe de visitar a Cachaçaria Corinthiano na Feira da Praia Grande. Tem tudo quanto é tipo de cachaça lá, inclusive uma com um caranguejo dentro, como eles colocaram ele lá?? eu não faço a menor ideia.

9. Aprender algumas palavras do vocabulário maranhense

jumento puxando uma carroça

Esse simpático senhor nos ofereceu uma volta em sua carroça pelo centro histórico 🙂

A língua portuguesa é um idioma muito rico, e num país imenso como o Brasil, cada região tem suas particularidades.

Se você prestar atenção nas pessoas conversando perceberá alguns termos bem diferentes, por exemplo, casquinha de sorvete eles chamam de “cartucho“, durante uma conversa utilizam o “mermã” para chamar a outra pessoa, mulher feia é conhecida por “catiroba“, enfim, essas são apenas algumas, ainda existem muitas palavras pra aprender.

Mas com tantas coisas assim pra fazer, qual a melhor época para aproveitar o que a cidade tem a oferecer e onde ficar hospedado em São Luis? A respostas para essas perguntas você confere logo abaixo.

Onde se hospedar em São Luis

São Luis é uma cidade relativamente grande e tem vários pontos interessantes para se hospedar dependendo do seu objetivo. Entre as regiões mais interessantes estão:

  • Centro histórico: Para quem quer ficar mais próximo da área cultural da cidade pode ser interessante, entretanto nem toda área do centro histórico é bonita e bem movimentada, o próprio guia que me apresentou o centro histórico disse que a região é um pouco perigosa com o cair da noite.
  • Praia de São Marcos: Uma área repleta de bares e ponto de encontro de jovens e praticantes de surf e kitesuf, lugar interessante para quem quer explorar a vida noturna de São Luis.
  • Ponta d’areia: Foi a região onde fiquei em minha viagem para São Luis, a região tem bons restaurantes e comércios, está próxima a praia e a Lagoa do Jansen. O hotel que me hospedei foi o Brisamar Hotel São Luis, hotel excelente com vista para o mar e ótimo preço.

Encontre seu hotel em São Luis com os melhores preços

Qual a melhor época para visitar São Luis

A melhor época para se visitar São Luis do Maranhão são os meses entre Junho e Outubro, que é justamente o período que ocorrem a maioria das festas relacionadas ao bumba-meu-boi, além disso, essa é também uma época boa para quem planeja visitar os Lençóis Maranhenses já que o período de chuvas já passou e as lagoas estão cheias.

Bônus: Lençóis Maranhenses

Homem (eu) sentado na areia com os lagos de fundo

Não importa se você é feio ou bonito, com uma paisagem dessas não tem foto ruim.

Falar do Maranhão e não mencionar os Lençóis Maranhenses é praticamente impossível. Depois de conhecer São Luís e suas belezas encare de 3 a 4 horas de estrada e vá para Barreirinhas, cidade base para conhecer os Lençóis.

Quer saber mais sobre os Lençóis? Como chegar, onde se hospedar, e o que fazer por lá? Leia o artigo Lencóis Maranheneses, tudo que você precisa saber antes de ir e comece a planejar sua viagem.

Publicidade
Seguro viagem geral 468x60

 

Um abraço e uma ótima viagem pra você.


mais artigos sobre o MARANHÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *