Quando a gente pensa em viajar pela Europa logo as companhias aéreas Low Cost são as primeiras a aparecerem como opção de baixo custo para ir de um lugar ao outro. É claro que voar com essas companhias é realmente muito mais barato do que nós estamos acostumados aqui no Brasil, porém, na minha última viagem pela Europa eu experimentei usar Flixbus para fazer alguns trechos da viagem, trocando o céu pela estrada.

E pra você também considerar trocar o avião pelo ônibus nas suas próximas viagens vou contar um pouco de como funciona viajar de Flixbus.

Leia também:
Os 22 pontos turísticos mais visitados da Europa
7 cuidados na hora de alugar um carro no exterior

O que é a Flixbus

A Flixbus é uma empresa de origem alemã com pouco mais de 3 anos de vida e fundada por 3 jovens que tinham como objetivo de oferecer viagens de ônibus sustentáveis, confortáveis e acessíveis. Nesses 3 anos foram mais de 60 milhões de passageiros com uma média de 200.000 viagens por dia envolvendo mais de 1400 destinos em 26 países diferentes.

ônibus flixbus

Alguns dos modelos de ônibus da Flixbus (foto: reprodução)

A inovação desses 3 caras transformou a Flixbus na principal empresa de transporte viário internacional da Europa, muito disso graças ao ótimo sistema de compra de tickets, as facilidades do aplicativo e de um ônibus com tomadas, wi-fi, conforto e preços excelentes.

Comprando a passagem

A flixbus é uma empresa bem moderna e o sistema de venda de passagens on-line deles é excelente. Não tem muito segredo, basta acessar o site da Flixbus, preencher a origem e destino, a data e em seguida escolher as opções de horário disponíveis.

Em seguida você preenche os dados do passageiro e efetua o pagamento com cartão de crédito ou com a sua conta PayPal. Uma vez confirmado o pagamento você receberá no seu e-mail um e-ticket, esse deve ser impresso e apresentado para poder entrar no ônibus. Junto com o e-ticket você também recebe instruções bem detalhadas de onde você deve pegar o ônibus, uma ideia excelente e que acaba com o medo de perder o ônibus porque esperou no lugar errado.

eticket flixbus

Tudo que você precisa saber está no e-ticket enviado por e-mail. (foto: naPlaca)

Você também pode fazer a comprar pelo aplicativo, nesse caso, o próprio aplicativo vai gerar um QRcode que quando você for validado pelo motorista, permitirá que você siga viagem.

Qual o limite de bagagem

Ao contrário das companhias aéreas low cost, a Flixbus permite ao passageiro levar uma mala de mão de até 7kgs e uma mala para ser despachada de até 20kg, tudo isso de graça e sem limitação de tamanho. Mas se você ainda assim precisar de mais espaço para bagagem é só pagar uma taxa de 2 euros.

Publicidade
Seguro viagem geral 468x60

 

Junto do e-ticket que você recebe quando compra a passagem tem também uma etiqueta que deve ser fixada na mala afim e identifica-la. Nas duas vezes que eu viajei de Flixbus não usei essas etiquetas, mas o ideal é usar, assim, se a sua mala sumir no meio da viagem, a responsabilidade é da Flixbus.

Conforto e praticidade

As duas vezes que usei o serviço não tive o que reclamar. Ônibus silencioso, poltronas confortáveis e com bom ângulo de reclinamento. Alguns ônibus ainda contam com wi-fi gratuito e tomadas individuais para carregar aparelhos eletrônicos. No meu caso não precisei me preocupar com o Wi-fi já que estava viajando com meu chip de internet internacional mysimtravel e estava com uma ótima conexão, já as tomadas foram fundamentais quando a bateria do meu celular começou a se esgotar.

onibus flixbus

Interior de um ônibus da Flixbus (foto: reprodução)

Além disso, os pontos de parada dos ônibus da Flixbus são sempre em locais de fácil acesso no centro das cidades, próximas a estações de transporte público ou na rodoviária, o que acaba ajudando os viajantes a economizar dinheiro com deslocamento e tempo já que não precisará ir até um aeroporto distante e nem perder tempo com os processos de segurança do aeroporto..

Porque trocar ao avião pelos ônibus da Flixbus

Para mim o grande diferencial da Flixbus com relação as empresas aéreas low cost é a praticidade e o conforto. Primeiro pelo fato de não precisar ir até um aeroporto e nem ter de passar por todos aqueles procedimentos de segurança.

Segundo pelo conforto e pelo limite de bagagem flexível. Poltronas confortáveis que reclinam muito mais que as de um avião fazem toda a diferença em uma viagem longa.

Costumo dizer que se a viagem de ônibus tiver uma duração de até 7 horas, vale mais a penas seguir de ônibus, já que uma viagem de avião além do tempo de vôo também inclui pelo menos mais umas 4 horas contando deslocamento hotel/aeroporto e procedimentos de segurança.

Publicidade



Booking.com

Viajar de ônibus pela Europa foi uma experiência incrível e a partir de hoje, com certeza irei considerar a Flixbus nos meus futuros roteiros de viagem pela Europa.

Um grande abraço e uma ótima viagem!

2 comentários em “Viajando de ônibus pela Europa com a Flixbus

  1. Fatima Santos disse:

    Boa noite Diego,
    obrigada pela informação sobre a flixbus. Eu comprei 4 passagens para o mês de agosto. Quando comprei não reparei sobre a escolha de assentos. Paguei, recebi o e-mail de confirmação. Mas como faço para escolher os assentos com antecedência? Você sabe?
    Obrigada.
    Fatima

  2. Diego Engel disse:

    Olá Fátima, tudo bem?
    Fico feliz que meu texto tenha ajudado você. Nas duas viagens que fiz com a Flixbus não reservei assento em nenhuma, simplesmente entrei no ônibus e escolhi um lugar, não me recordo de ter a opção de selecionar assento e verificando aqui nas minhas passagens, não há nada referente a isso tbm.
    Eu adorei viajar com a Flixbus pela Europa e espero que você goste também, depois volta aqui pra contar como foi sua experiência tbm 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *