O que é Free Walking Tour e porque vale a pena fazê-lo

Conheça os detalhes das principais atrações e ainda faça novas amizades.


Pra começar, tudo que tem a palavra FREE já parece interessante. Free é uma palavra da língua inglesa que significa “de graça” ou “grátis”, logo, Free Walking Tour significa “passeio de caminhada grátis”, más é grátis mesmo? Continue lendo que você vai descobrir.

Praticamente toda cidade turística tem um Free Walking Tour. Tem na Europa, nos Estados Unidos, Ásia e até aqui no Brasil. Eu já fiz alguns Free Walking Tours durante minhas viagens, e nesse artigo vou falar um pouco sobre os pontos positivo e negativos, além de explicar como funciona e quanto custa o passeio.

Leia também:
12 passeios imperdíveis em Amsterdam
Primeira viagem internacional: 8 dicas que ninguém te contou
Os 22 pontos turísticos mais visitados da Europa

Mas afinal, o que um Free Walking Tour?

O Free Walking Tour é um passeio a pé guiado por alguém que conhece muito bem as atrações e detalhes da cidade. Sempre há um guia que fala inglês, mas algumas cidades tem guias em outros idiomas também, é tudo uma questão de se informar direitinho.

free walking tour

Além do guarda-chuva os guias também usam camisetas e placas para serem identificados.

O guia geralmente usa algum acessório, o mais comum é o guarda-chuva, sempre colorido para facilitar a localização do guia. O passeio dura entre 2 e 4 horas e explora na maioria das vezes o centro da cidade.

Se é Free Walking Tour não deveria ser de graça?

Pois é, em teoria sim, mas na prática não é bem assim. A maioria dos guias de Free Walking Tour tem seu salário baseado nas gorjetas dadas pelos viajantes que participam do passeio, claro que não é obrigatório, mas depois de algumas horas caminhando e aprendendo sobre a cidade, é bem chato não dar nada.

O valor não é fixo, mas o valor doado normalmente gira em torno dos 5 euros (aproximadamente 25 reais). Em todos os que eu participei na Europa os guias deixavam bem claro que o valor não era obrigatório e dava a gorjeta que achava que tinha que dar, eu mesmo não dei quando fiz o Free Walking Tour de Copenhagem, e me senti um pouco mal por isso, já que o guia foi muito gente boa e sempre muito solicito, o problema é que eu estava muito sem grana mesmo rsrs.

free walking tour

No final do passeio o guia pede para que os viajantes deem uma gorjeta pelo trabalho se acharem válido.

Aqui no Brasil foi um pouco diferente, quando fiz o Free Walking Tour no Rio de Janeiro, ao fim do passeio a guia cobrou dos viajantes R$25, o que eu achei bastante desconfortável já que não existe valor pré-definido pra esse tipo de passeio.

Mas quais são os pontos positivos?

Um dos pontos positivos de fazer o Free Walking Tour é que os guias além de saber os detalhes históricos de cada lugar, também contam várias curiosidades que só quem vive na cidade conhece, ou seja, proporciona ao viajante uma experiência muito mais profunda sobre a cidade explorada.

Outra ponto positivo é a possibilidade de conhecer outros viajantes, o ambiente descontraído que todo guia proporciona favorece a interação, e é bem provável que ao fim do passeio você siga para algum lugar com algum outro viajante que compartilhou o passeio com você.

Publicidade



Booking.com

E os pontos negativos, quais são?

Se você gosta de curtir as atrações ao seu tempo e ficar tirando várias fotos dos mais diversos ângulos, fazer o Free Walking Tour pode ser um pouco frustrante, isso porque os guias tem um roteiro pré-definido e tempo para passar por todos os lugares o que complica um pouco caso você queira passar mais tempo em um determinado lugar.

Se você tem poucos dias na cidade também é preciso analisar se as atrações que você visitará no passeio estão dentro das atrações que você deseja ver, caso contrário você perderá tempo vendo coisas que você na verdade não se importa muito em ver e por consequência reduzindo o tempo para visitar outros lugares que não fazem parte do passeio.

E por que eu devo fazer o Free Walking Tour

Se você gosta de andar e também de saber cada detalhe das atrações turísticas de um lugar o Free Walking Tour vai ser perfeito pra você. Como eu disse a pouco, o passeio é rápido, entre 2 e 4 horas, e é também uma ótima oportunidade para conhecer outros viajantes e porque não marcar alguma balada pra noite.

free walking tour

Pessoal que conheci durante o Walking Tour no Rio de Janeiro

Aliás, normalmente os mesmo guias que fazem o Free Walking Tour também são guias do Pub Crawl, que ao invés de apresentar pontos turísticos apresenta os bares e baladas da cidade, mas em outro posto eu falo melhor sobre isso.

Publicidade
Seguro viagem geral 468x60

 

Quem sugeriu o assunto foi o nosso leitor Bruno Cirino (@brunocirino_) , que sempre que viaja faz esse tipo de passeio. E você, já fez algum Free Walking Tour? Conta ai nos comentários onde você fez e qual foi a sua experiência.

Um abraço e boa viagem.

Posts relacionados

The following two tabs change content below.

Diego Engel

Designer e viajante, apaixonado por conhecer novos lugares, novas culturas, novas pessoas e por viver grandes experiências e aventuras.